Concessão receberá 37 milhões de reais em investimento privado
A universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário estão mais próximos em Alpinópolis, no sul de Minas Gerais. Foi homologado o processo de licitação que estava em andamento no município. O projeto prevê o investimento privado de cerca de 40 milhões de reais para adequar o abastecimento de água e tratamento de esgoto ao novo Marco do Saneamento brasileiro.
A proposta segue as metas nacionais de universalização do acesso à água e esgoto, e será licitada na modalidade de melhor técnica e menor valor de tarifa dos serviços a ser paga pelo usuário. O estudo de viabilidade prevê a operação dos serviços de captação, adução, tratamento e fornecimento de água, reservação e distribuição até as ligações prediais e seus respectivos instrumentos de medição, e ainda, a coleta e afastamento de esgoto, tratamento e disposição final de resíduos em caráter de exclusividade na área da concessão do município de Alpinópolis.
Com tempo de contrato de 30 anos, a concessão está orçada em 37 milhões de reais, com previsão de 21 milhões direcionados aos serviços de captação e distribuição de água, e 14 milhões aplicados em coleta e tratamento de esgoto. Além destes valores, cerca de 1 milhão de reais será investido contemplando os dois aspectos do projeto. Todas as informações técnicas e documentos referentes ao projeto estão disponíveis no site da prefeitura.