×

IPGC Soluções Experiência Eleições 2020 Funepice Prodecis Transparência Blog Contato App IPGC

No Ceará, Quixeramobim recebe R$13,6 milhões em investimentos para implementação da primeira PPP de Energia Solar do nordeste do país

  • 12.nov.2020 às 18h08

O município de Quixeramobim, na região central do Ceará, celebrou nesta quinta-feira (12) o contrato de parceria público-privada (PPP) com o Consórcio CRT, representado pela líder Raff Geração e Comércio de Elétrica Ltda, vencedora da licitação. As empresas integrantes do consórcio entraram com um investimento de R$13,6 milhões no município, e ficam responsáveis pela implantação, gestão e manutenção de uma Usina Solar Fotovoltaica em Quixeramobim durante 26 anos de concessão. 

O projeto recebeu propostas de três licitantes diferentes, que foram elaboradas de acordo com os estudos de viabilidade realizados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC Brasil, instituição sem fins lucrativos de Belo Horizonte. Para Leonardo Santos, diretor presidente do Instituto, a assinatura desse contrato é também especial por encerrar o processo de licitação do primeiro acordo de cooperação a ser firmado com o IPGC Brasil, em 2017. É uma emoção enorme voltar ao estado do Ceará depois de três anos para assinar essa concessão, que deu origem a todo nosso programa de desenvolvimento de infraestrutura urbana”, afirma Santos.

Leonardo Santos (Presidente do IPGC Brasil), Clébio Pavone (Prefeito de Quixeramobim) e Marcel Teixeira (Assessor do IPGC Brasil no Ceará) no momento da assinatura do contrato de parceria público-privada.

Mais energia solar para a “Terra da Luz”

O Nordeste é protagonista na geração de energia solar. O Ceará, também conhecido como “Terra da Luz”, reforça esse legado. Segundo pesquisa do Canal Solar, o setor de energia fotovoltaica no estado apresentou crescimento de mais de 100% de janeiro a outubro de 2020, indo na contramão da crise econômica provocada pelo novo Coronavírus. Apesar do protagonismo da região, Quixeramobim é a primeira cidade do Nordeste do país a viabilizar um projeto de Energia Solar nos moldes de uma PPP.

Com o investimento na Usina Solar Fotovoltaica, Quixeramobim terá geração de energia limpa e sustentável garantida. A aposta em energias renováveis é um ponto importante no plano de retomada econômica do país após a atual crise sanitária, o que evidencia ainda mais a relevância do projeto. Para além disso, o investimento representa, na prática, uma redução significativa na conta de luz dos prédios públicos da cidade.

Para o prefeito Clébio Pavone, esse é um momento de comemoração: “Vai revolucionar a energia aqui no nordeste, no coração do Ceará, trazendo qualidade e economia ao serviço do município. Isso é muito importante para nós que fazemos parte de Quixeramobim”.

Home
> Quem Somos
> Experiencia
> Principais Projetos
> Contato
IPGC
> O IPGC
> Missão, Visão e Valor
> Colaboradores
> Principais Projetos
> Contato
Soluções
> Elaboração de Estudos de Viabilidade
> Modelagens de PPP’S e Concessões
> Estruturação de empreendimentos públicos estatais
> Verificação independente de contratos de concessão
> Outras Soluções
Experiência
> Principais Projetos
> Contato
Transparência
> Legislação
> Termos Vigentes
> Editais
> Publicações
> Principais Projetos
> Contato

Copyright ©2021 IPGC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Projeto by Triva Comunicação & Mkt