×

IPGC Soluções Experiência Eleições 2020 Funepice Prodecis Transparência Blog Contato App IPGC

Primeira PPP de Cidade Inteligente do país tem contrato assinado em Carmo do Cajuru

  • 10.jun.2020 às 15h15

Consórcio vencedor da licitação investirá 17,1 milhões em concessão que inclui três empreendimentos de infraestrutura

Na região Centro-Oeste de Minas, a Prefeitura de Carmo do Cajuru assinou, em 9 de junho, contrato de parceria público-privada (PPP) com o consórcio GSE Luz, vencedor da licitação em andamento desde o ano passado para implementar soluções de Cidade Inteligente no município. As empresas integrantes do consórcio recebem a concessão administrativa por 25 anos. Nesse período, cabe ao consórcio a estruturação e manutenção da rede de iluminação pública e de telecomunicações da cidade, além da implantação de usina de energia solar fotovoltaica.

Cidade Inteligente

Um projeto de Cidade Inteligente (ou Smart City) integra diferentes soluções para a infraestrutura de um município. O arranjo é pioneiro no país, e a autoria é do IPGC Brasil, responsável pelo estudo e modelagem do projeto. No caso de Carmo do Cajuru, serão implementados empreendimentos em três áreas: iluminação pública, telecomunicações e energia fotovoltaica. 

Para eficientização da iluminação pública da cidade, o consórcio trocará todo o parque de iluminação da cidade por lâmpadas de LED. Essa tecnologia gera menor custo e maior potencial de luminância, aumentando a sensação de segurança e conforto dos moradores de Carmo do Cajuru. Já a estrutura de telecomunicações prevista na PPP garante ao município uma rede de dados estável e segura, que leva internet via fibra ótica aos prédios públicos, oferece Wi-Fi gratuito à população e instala câmeras de videomonitoramento para a segurança pública por toda a cidade, tudo em um sistema integrado. 

Com o investimento na usina solar fotovoltaica, o município terá geração de energia limpa e sustentável garantida. Além de mais economia, esse investimento representa um passo certeiro de Carmo do Cajuru em direção a uma tendência promissora nos próximos anos: energias renováveis. Conforme indicado pela Agência Internacional de Energia (IEA), o mundo pós pandemia da COVID-19 precisará dobrar investimentos em fontes renováveis para reverter a estagnação do mercado.

Pioneirismo

Carmo do Cajuru é a primeira PPP da Cidade Inteligente do país. O investimento privado é da ordem dos 17,1 milhões de reais, e o valor do contrato gira em torno dos 64,5 milhões. Os estudos e a modelagem do projeto foram executados pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, em modelo pioneiro no Brasil. Com o contrato assinado, o consórcio terá nove meses de implantação e já começa a operar as obras no município.

Home
> Quem Somos
> Experiencia
> Principais Projetos
> Contato
IPGC
> O IPGC
> Missão, Visão e Valor
> Colaboradores
> Principais Projetos
> Contato
Soluções
> Elaboração de Estudos de Viabilidade
> Modelagens de PPP’S e Concessões
> Estruturação de empreendimentos públicos estatais
> Verificação independente de contratos de concessão
> Outras Soluções
Experiência
> Principais Projetos
> Contato
Transparência
> Legislação
> Termos Vigentes
> Editais
> Publicações
> Principais Projetos
> Contato

Copyright ©2021 IPGC. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Projeto by Triva Comunicação & Mkt