IPGC

Projetos Realizados

Governo do Piauí

A PPP de miniusinas do Piauí foi a primeira Parceria a nível estadual modelada pelo IPGC. A estruturação se deu em conjunto com a Suparc, Superintendência de PPPs do Estado do Piauí.

O projeto envolveu a construção de 8 miniusinas de energia solar no estado, com capacidade de produção de 5MW cada. Todas já estão em funcionamento, impactando diretamente quase 90 mil pessoas residentes dos municípios. A produção energética das miniusinas abastece órgãos da administração estadual, tornando-os autossuficientes no abastecimento.

Além da redução mensal de 23% nos custos com energia para abastecer órgãos públicos e da economia de R $10 milhões, a PPP das miniusinas trouxe ao estado mais de R $150 milhões em investimentos. Esse é o montante aplicado pelas 3 concessionárias vencedoras do processo licitatório para custear a implantação e operação das miniusinas. Todo o investimento privado será amortizado ao longo do contrato, com duração de 25 anos, não havendo investimento público na implementação, operação e gestão das miniusinas.

Além dos ganhos econômicos, a PPP de miniusinas traz para o estado grandes benefícios ambientais. Segundo relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Piauí é o estado que mais investiu no fornecimento de energia limpa e com responsabilidade ambiental no Brasil. Com o projeto modelado pelo IPGC em total funcionamento, o estado vem se mantendo nesse patamar, e, nos próximos 25 anos, estima-se que a utilização da energia solar impedirá o lançamento de mais de 100 toneladas de CO2 na atmosfera. Além disso, com o advento da tecnologia tracker nas miniusinas, a produção de energia solar é maximizada em cerca de 30%, aumentando a distribuição de uma energia limpa e renovável para o Piauí.

Governo do Piauí

O que nós podemos fazer pela sua cidade?

Entre em contato com nosso suporte especializado agora mesmo.

Pular para o conteúdo