Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, Ouro Preto é um símbolo da história e da arquitetura brasileira. Em busca de equilibrar sua rica tradição com as demandas do futuro, o município deu início a uma cooperação técnica com o IPGC para modernizar sua infraestrutura urbana.
O projeto inclui a modernização da iluminação pública, promovendo maior eficiência energética e segurança, e a ampliação da conectividade digital, essencial para integrar a cidade às inovações tecnológicas. Essas ações reforçam o compromisso de Ouro Preto em oferecer qualidade de vida à população, preservando seu legado histórico enquanto investe em sustentabilidade e inovação.
Essas ações estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) ao estimular a indústria local e a geração de empregos, inovação e infraestrutura resiliente (ODS 9) com a modernização tecnológica e o reforço nas telecomunicações, cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) ao criar um ambiente urbano mais eficiente e acessível, padrões de consumo e produção responsáveis (ODS 12) por meio da economia de energia e maior eficiência no uso de recursos, ação contra a mudança global do clima (ODS 13) com a redução de emissões associadas ao consumo energético, e parcerias eficazes (ODS 17) para garantir o sucesso e a sustentabilidade das iniciativas implementadas.