Goiás Cidades Eficientes foi apresentado a prefeitos durante evento de posse da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM)
O Programa é uma parceria entre a Federação Goiana de Municípios, o Governo de Goiás e o IPGC. (Foto: FGM).
A Federação Goiana de Municípios (FGM), o Governo de Goiás e o IPGC lançaram na tarde de ontem, 23, o Programa Goiás Cidades Eficientes. O objetivo da iniciativa é oferecer auxílio técnico para todos os prefeitos goianos que tenham interesse em implementar uma agenda de desenvolvimento sustentável e que pode ser impulsionada por projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área da infraestrutura. O Programa foi lançado na cerimônia de posse dos novos diretores da FGM, na sede da Assembleia Legislativa de Goiás, e contou com a participação de prefeitos, deputados e representantes de órgãos de controle, além do vice-governador Daniel Vilela.
O Goiás Cidades Eficientes colocará à disposição dos gestores municipais um corpo técnico especializado na modelagem e desenvolvimento de projetos voltados para as áreas de Iluminação Pública, Saneamento Básico, Produção de Energia Solar para prédios públicos e Infraestrutura de Conectividade. A adoção desses serviços por meio de uma parceria é o que chamamos de PPP de Cidade Inteligente, ou seja, a integração de várias soluções em um só contrato para solucionar problemas da comunidade.
Além de todo o desenvolvimento de infraestrutura municipal e aumento na qualidade dos serviços prestados à população, a PPP representa um modelo de contratação seguro, mais econômico, enxuto e eficiente. O processo de trabalho do programa será desenvolvido com a cooperação técnica do IPGC, que atua prestando apoio aos poderes públicos na estruturação e desenvolvimento de projetos que busquem viabilizar a participação do setor privado como investidor e operador de serviços de infraestrutura urbana.
— O programa tem como base a promoção de um planejamento conjunto, estratégico e sustentável, visando ao desenvolvimento, à inovação, ao crescimento e à geração de emprego. É uma iniciativa importante para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Goiás — comenta o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Além das questões técnicas, o suporte aos municípios no Programa também contemplará áreas estratégicas nos projetos, como governança, relacionamento institucional e comunicação.
— Nesse modelo, a eficiência nos processos, a qualidade do serviço e o balanceamento dos riscos entre os parceiros são alguns dos resultados mais imediatos — ressalta o presidente da Federação Goiana de Municípios, Haroldo Naves.
Destaque econômico
Em 2022, Goiás ocupou o segundo lugar no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) do Banco Central. No mesmo ano, figurou entre os dez estados mais competitivos do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros de 2022. A perspectiva é que 2023 seja um ano de expansão no setor de serviços, criação de empregos e de incentivos no ramo da infraestrutura estadual.