IPGC

CePID: nossa forma de inovar o setor de infraestrutura do Brasil

cepid ipgc

Por | Assessoria de Comunicação – IPGC

Alguns de nossos pesquisadores. (Foto: IPGC)

A inovação está na nossa origem. 

Frente à demanda de pesquisas e inovações no setor de PPPs e Concessões, inauguramos em 2022 nosso Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento. Um mergulho no Brasil real, para entender suas demandas mais prementes e arquitetar soluções.

Dedicado exclusivamente à arte de pensar e pesquisar, o CePID é hoje a unidade científica da instituição. É por este centro de pesquisa que buscamos permanentemente agregar inteligência aos nossos processos e projetos, impactando positivamente a forma de estruturar e desenvolver o mercado das parcerias no Brasil. 

O time é composto por profissionais de áreas como gestão pública, engenharia, economia, direito, relações internacionais e biblioteconomia, que trabalham incessantemente buscando construir modelagem inteligentes e acessíveis ao território nacional, impactando positivamente a forma de estruturar e desenvolver o mercado das parcerias no Brasil.

A primeira e principal solução desenvolvida pelo time do CePID foi a PPP de Cidade Inteligente, projeto que inova ao integrar, em um só contrato, os serviços de iluminação pública, conectividade, videomonitoramento, energia solar para prédios públicos e saneamento básico. A Parceria rendeu ao IPGC reconhecimento internacional da ONU, que a classificou como um modelo exemplar de PPP devido à solução inovadora de unir vários serviços em apenas um contrato, produzindo impacto efetivo na vida das populações e em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Atualmente, os pesquisadores do CePID estão inteiramente dedicados aos arranjos contratuais na área de saneamento básico, devido à implantação do novo marco regulatório do saneamento. Como sempre, partindo da premissa que norteia o Instituto – a busca pela eficiência no gasto público.

Compartilhe essa publicação!

O que nós podemos fazer pela sua cidade?

Entre em contato com nosso suporte especializado agora mesmo.

Pular para o conteúdo