Por | Assessoria de Comunicação – IPGC
O Brasil Inteligente é a nossa contribuição para a construção de uma nova cultura de parcerias no Brasil. Trata-se de uma iniciativa permanente, que não está ameaçada por grupos políticos divergentes, e que oferece ao país bons projetos, pautando a infraestrutura urbana e social, independente de quais sejam as forças políticas.
O Programa é constituído por quatro pilares fundamentais: assessoria técnica aos governos na implantação de projetos, formação dos gestores em relação a PPPs e concessões, inovação para boas práticas na gestão pública e financiamento sustentável.
Assessoria Técnica – Fábrica de Parcerias
Colocamos à disposição do país a primeira Fábrica de Parcerias para unir setores público e privado a serviço do desenvolvimento sustentável. A partir do conceito da indústria 4.0, nossa Fábrica opera para tornar realidade projetos que sejam eficientes, e que ataquem de vez os problemas da infraestrutura urbana.
Formação dos gestores públicos – P5
Neste ano, o IPGC lançou o Programa de Educação Permanente em Parcerias Público-Privadas, o P5. Um curso com certificação para capacitar gestores públicos municipais e estaduais sobre projetos com a iniciativa privada. Um mergulho nos aspectos técnicos, ambientais, econômicos e jurídicos das PPPs e concessões.
Pesquisa e inovação – CePID
Em resposta à demanda de pesquisa e inovações no setor de PPPs e Concessões, temos hoje o nosso Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento – CePID: um laboratório para entender as demandas mais prementes do Brasil e arquitetar soluções através de modelagens inteligentes e escaláveis.
Financiamento de bons projetos – FUNEPICE
Todas as frentes do Brasil Inteligente são mantidas pelo FUNEPICE, o Fundo de Estruturação de Parcerias e Investimentos para Cidades e Estados. É uma forma de custear, através de doação com encargos, o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de municípios e estados hipossuficientes.
O objetivo também é de estimular a iniciativa privada a investir no desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios, estados e consórcios intermunicipais.
Alguns números
O Programa Brasil Inteligente já alcançou todas as regiões do país, auxiliando governos na implantação de projetos estruturantes. São mais de 127 projetos estruturados, mais de R$ 16 bilhões em contratos modelados e mais de R$ 3 bilhões em contratos assinados.
Cerca de 74 milhões de pessoas já foram impactadas positivamente pelo Programa, em 19 estados diferentes do Brasil.