IPGC

Notícias

Prefeitura de Ananindeua (PA) apresenta contrato da primeira PPP de Energia Solar da região Norte

Projeto foi estruturado pelo IPGC e vai representar economia de 31 milhões aos cofres do município ao fim da parceria, além de redução de 637 mil toneladas de carbono na atmosfera.

Após a assinatura da ordem de serviço a empresa Energia Ananindeua, vencedora do processo licitatório, terá o prazo de um ano para concluir a construção e dar início à operação dos serviços. (Foto: Leandro Santana)

No último dia 2, a Prefeitura de Ananindeua, por meio de sua Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (SESAN), apresentou o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) para implantação de unidades geradoras de energia fotovoltaica e do serviço de gestão da compensação dos créditos de energia elétrica para o município. 

O sistema a ser implantado, será responsável por captar a luz solar e convertê-la em eletricidade. O contrato tem um prazo de 25 anos e atenderá mais de 330 unidades públicas. 

De acordo com o estudo de viabilidade do projeto, a parceria vai representar uma economia de 31 milhões aos cofres do município, além de uma redução 637,96 mil toneladas de carbono na atmosfera.

Avanços

O Diretor de Projetos Estratégicos da Administração Municipal, Ed Wilson, apontou ideias que colaboram com a visão da gestão.

— Temos visado formas alternativas de geração de energia. Para nós é uma data especial, nós construímos isso a muitas mãos, pensamos uma Ananindeua que olhe pro futuro. Nosso trabalho com a implantação dessa usina é ter resultados a longo prazo — comentou.

O prefeito de Ananindeua, Doutor Daniel Santos, destacou a importância da usina para a cidade

— Estamos dando um passo importante. Com a avaliação da equipe técnica da prefeitura, é sempre bom frisar que é um projeto de várias mãos, colocamos como oportunidade para o município de Ananindeua, para que pensemos num município melhor — ressaltou.

Início das obras

A ordem de serviço está prevista para ser assinada no início de janeiro de 2024. Após a assinatura a empresa Energia Ananindeua, vencedora do processo licitatório, terá o prazo de um ano para concluir a construção e dar início à operação dos serviços. 

Compartilhe essa publicação!

O que nós podemos fazer pela sua cidade?

Entre em contato com nosso suporte especializado agora mesmo.

Pular para o conteúdo