IPGC

Prefeitura de São José (SC) abre consulta pública do projeto de miniusinas solares para prédios públicos

Serão atraídos 21 milhões em investimento privado; população pode consultar documentos e estudos no site da Prefeitura

Por | Assessoria de Comunicação – IPGC

A Prefeitura de São José abriu nesta quinta-feira, 13, a Consulta Pública do Projeto de Miniusinas Solares para prédios públicos do município. A proposta, na modalidade de Parceria Público-Privada, integra os serviços de instalação, operação e manutenção de Miniusinas Solares para compensar o consumo energético dos órgãos municipais.

Os documentos referentes ao projeto, além do estudo de viabilidade que embasou a proposta, estarão disponíveis no site da Prefeitura para que a população possa ter acesso ao projeto e sugerir alterações antes da abertura da licitação.

A energia solar é uma energia renovável e limpa, que pode ser utilizada para a geração de eletricidade. A geração de energia fotovoltaica tem se destacado como uma tecnologia promissora, principalmente para os órgãos governamentais, já que os benefícios se dão no baixo impacto ambiental, diminuição na emissão de carbono, redução de perdas e na otimização de custos, além de ser uma das metas da ODS  (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, que visa ter uma energia limpa e acessível para garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos, a Cidade de São José será a pioneira em Santa Catarina entre os órgãos governamentais , destaca o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Miniusinas 

De acordo com o Estudo de Viabilidade, a PPP vai atrair mais de R$21 milhões de reais em investimento privado. O projeto será dividido em três lotes. O primeiro deles terá unidade geradora de baixa tensão com potência de 3,75 MW. O segundo, de baixa e média tensão, terá capacidade de 5,83, enquanto o terceiro terá 6,26 MW de potência nominal. Com a implantação das usinas, toda a energia produzida será compensada através da rede da companhia energética, fazendo com que a Prefeitura alcance mais de 45% de economia na tarifa a longo prazo. 

Próxima etapa

Passado o período de consulta pública, a gestão municipal irá avaliar as sugestões enviadas pela população e incorporar aquelas que forem pertinentes. A partir daí o projeto seguirá para licitação, quando será escolhida a melhor proposta por parte dos investidores privados.

Para consultar os documentos e enviar sugestões à proposta, a população deve acessar a página da Consulta Pública do projeto.

Compartilhe essa publicação!

O que nós podemos fazer pela sua cidade?

Entre em contato com nosso suporte especializado agora mesmo.

Pular para o conteúdo