IPGC

Projeto estruturado pelo IPGC é destaque no 7º Fórum Internacional de PPPs da ONU

PPP das miniusinas do Piauí foi estruturado pelo Instituto em cooperação com a Superintendência de Parcerias e Concessões do Estado.

O IPGC apresentou hoje, 03, o projeto das miniusinas solares estruturado para o Governo do Piauí, no 7º Fórum Internacional de PPPs da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A PPP de Energias Limpas, contratada através da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (SUPARC – PI), foi escolhida como um dos casos de sucesso em projetos de infraestrutura com a participação da iniciativa privada. 

Apresentação foi feita pela Coordenadora de Projetos Caroline Braga e pelo Analista de Governança, Lucas Henrique Silva.

O projeto foi implantado com o objetivo de suprir a demanda energética dos prédios públicos do Estado. As usinas de captação solar foram instaladas nas cidades de Caraúbas, Cabeceiras do Piauí, Curralinhos, Barras e Canto do Buriti.

Com valor de contrato de mais de 176 milhões de reais, o projeto implantou 08 sistemas de minigeração de energia, com capacidade de cinco megawatts cada. Isso representa uma economia de mais de 119 milhões de reais a longo prazo para o poder público, garantindo também a previsibilidade no orçamento durante o contrato, além de geração de receita a partir da comercialização dos créditos de carbono. A PPP das miniusinas contempla quatro dos 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. São eles: energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis.

Com tempo de contrato de 25 anos, o projeto prevê uma taxa de retorno interno (TIR) de 10% para o investidor privado, além de payback no 11° ano. Além dos ganhos técnicos e econômicos, o projeto representa para o Piauí a redução de mais de 104 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera.

Pioneirismo

A PPP de miniusinas solares no Piauí foi a primeira no Brasil a nível estadual e  inaugurou um modelo sustentável de gerar economia e contornar a crise energética. Esse modelo rendeu frutos e escalou a mesma lógica a partir de um programa municipal, o Piauí Inteligente, contemplando 14 municípios do estado dos mais diversos tamanhos, levando à assinatura da menor PPP do Brasil, em Angical do Piauí, cidade de 14 mil habitantes.

Com um dos melhores níveis de incidência solar do país, o Piauí é hoje um dos estados brasileiros que mais investem em geração de energia solar. Com o incentivo público na isenção do imposto sobre o serviço de geração de energia fotovoltaica, o estado implantou políticas inovadoras para que seu potencial solar se tornasse também oportunidade de economia e inovação para os cofres públicos. 

Projetos desenvolvidos pelo IPGC, como a PPP de miniusinas do Piauí,  estão ajudando o Brasil a se tornar referência mundial na produção e gestão de energia renováveis.

7° Fórum Internacional de PPPs 

O projeto das miniusinas do Piauí é mais uma iniciativa nacional a representar o Brasil na premiação da ONU. No ano passado, a Parceria Público-Privada estruturada pelo IPGC e implantada em Carmo do Cajuru (MG), também foi selecionada como referência na premiação. Em 2023, o Fórum escolheu projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram contempladas PPPs com temáticas diversas, de países como Argentina, França, Alemanha, Grécia, Camarões, Japão, Cazaquistão, Eslovênia, Somália, entre outros.

Compartilhe essa publicação!

O que nós podemos fazer pela sua cidade?

Entre em contato com nosso suporte especializado agora mesmo.

Pular para o conteúdo