Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1980, a cidade de Ouro Preto é, além de ícone do cenário artístico-cultural brasileiro, um dos mais prestigiados destinos turísticos nacionais, recebendo gente do mundo todo.
Entretanto, toda a história e potencial turístico internacional não livraram Ouro Preto da realidade compartilhada pela maioria das cidades brasileiras, que enfrentam atraso tecnológico, impactando diretamente a qualidade da infraestrutura urbana local.
Foi no intuito de proporcionar à cidade maior entendimento de suas carências e auxiliar a administração municipal na tomada de decisão amparada por evidências que o IPGC e a prefeitura iniciaram no ano de 2019 uma cooperação técnica. Com o objetivo de dar aporte a estruturação de projetos que pudessem modernizar a infraestrutura municipal e ampliar as condições de prestação de serviços à população, colocamos nosso time em campo para desenvolver um projeto que entraria para a história da cidade.
Todos os resultados dos estudos de viabilidade de ordem técnica, econômica e jurídica foram realizados e submetidos à Prefeitura, Câmara Municipal e à população. Em linhas gerais, o resultado evidenciou um atraso tecnológico na infraestrutura municipal, diversos problemas na gestão dos contratos de fornecedores, além do custo elevado para a precária manutenção dos serviços pré-existentes nas áreas de iluminação pública e conectividade.
Embasado pelo diagnóstico municipal, coube ao IPGC, juntamente com a Prefeitura, estruturar o escopo necessário para a resolução das defasagens nas áreas de iluminação pública, oferta de internet aos prédios públicos, videomonitoramento e Wi-Fi público. Assim, foram realizadas junto aos órgãos municipais diversas análises e levantamentos para entender quais eram os pontos que necessitavam de atenção e melhorias nas soluções tecnológicas propostas pelo projeto, o que nos possibilitou chegar ao escopo ideal para atendimento da administração pública.
O projeto atualmente está em fase final de implantação no município.